segunda-feira, 7 de junho de 2010

Educação

EDUCAÇÃO VERDADEIRA

Que é exatamente a educação?

A primeira e mais importante tarefa do homem é entender o valor da educação. Ela está sendo confundida com a aquisição de escolaridade verbal. Muitos lêem livros, mas o simples conhecimento destes não é educação.

A educação não está confinada à leitura, escrita e escutada. Diplomas não constituem verdadeiras marcas de aprendizado. Diplomas não fazem uma pessoa educada. O conhecimento do conteúdo de pilhas de livros não fazem uma pessoa educada. A educação real deve promover a preocupação pelo bem estar dos outros, e somente por isso deve ser julgada. A educação verdadeira consiste no cultivo do coração.

Não podemos descansar diante de um sistema educacional que está confinado à conquista acadêmica. Ele tem de promover, simultaneamente, virtudes humanas. A educação verdadeira deve tornar uma pessoa compassiva e humana. Ela não deve torná-la egoncentrada de mente estreita. Simpatia espontânea e respeito por todos os seres deve fluir do coração daquele que é genuinamente educado.

O conhecimento acadêmico, por si só, não apresenta grande valor. Pode ajudar as pessoas a ganhar a vida. Mas a educação deve ir além do que uma preparação para ganhar a vida. A idéia de que a educação serve para conseguir um emprego é uma visão limitada. Ao invés disso, ela deve preparar a pessoa para a vida, e não, meramente, para a sobrevivência. A educação não é para ganhar mas para conduzir a uma vida de bem. Toda educação que divulga o conhecimento mundano e o desenvolvimento de atividades intelectuais, mas não promove o caráter é profundamente sem valor.

As autoridades educacionais estão na ilusão de que a educação está progredindo rapidamente. O aumento do número de instituições educacionais ou do número de alunos que ingressam em escolas e faculdades não são verdadeiros indicadores do crescimento da educação. O real progresso está em melhorar a qualidade e os padrões de ensino. Se o quadro educacional é observado desse ponto-de-vista, pode-se perceber que há um abismo no modelo de educação. Um número crescente de pessoas está procurando a educação, não para aprender, mas para conhecer os meios de gratificar seus desejos. As escolas e faculdades estão engajadas em colocar fatos e fantasias na cabeça dos alunos. Não preparam os alunos para encarar a boa ou má sorte na vida, para promover o que há de melhor neles e colocá-los a serviço da comunidade. O número de estudantes passando por essa infrutífera educação está crescendo vertiginosamente. Estamos abrindo escolas primárias e faculdades em todo lugar. Acreditamos que isso é o progresso e estamos encantados. A oportunidade de se beneficiar com a educação, a qual poucos tiveram no passado, está agora sendo concedida abundantemente a todas as pessoas. Certamente, todo ser humano precisa ser educado, independentemente de raça, religião, casta, cor ou credo. Mas, como a ingênua mãe que fica feliz quando um membro de seu filho incha devido à doença, acreditando que ele está ficando forte, nós também nos enganamos em relação ao fato de que esse aumento em tamanho e em número é sinal de um desenvolvimento saudável. Na realidade, estamos apenas testemunhando uma doença, que resulta em debilidade, mesquinhez, ódio e inveja. As pessoas que são educadas por essas instituições, com o tempo, ocupam posições de autoridade e influência. Como a condição do mundo pode se tornar melhor? O crescimento das instituições educacionais, hoje é mais um índice de uma doença em desenvolvimento do que de um meio de treinar pessoas para resolver seus problemas. Devido à ausência de caráter e moralidade na educação, as pessoas educadas estão se comportando de um modo inconveniente. A educação imprópria produz um grande prejuízo para toda a nação.

A educação tecnológica, hoje, está se tornando valiosa, mas até nesse ponto, os valores humanos têm de ser enfatizados. A tecnologia tem de ser dedicada à promoção de ideais elevados. Os instintos animais e o impulso vêm persistindo na natureza humana como vestígios, e a educação genuína irá ajudar o homem a controlá-los. Quando o homem não é treinado para viver a verdadeira vida, a vida divina, ensinar-lhe várias habilidades e truques, apenas vai torná-lo um perigo para si mesmo e para os outros.

Há uma interminável controvérsia sobre a linguagem que deve servir de meio de instrução, mas ninguém parece estar interessado na linguagem do coração, a qual usa o vocabulário do amor e o idioma da auto-avaliação e do auto-sacrifício.

As pessoas educadas estão se tornando escravas da cultura ocidental. Aqueles que pertencem a um país têm de continuar de acordo com as circunstâncias e as fontes especiais de seu próprio país.

Os homens educados de hoje acreditam no que lêem em romances e jornais, no que vêem em filmes ou até em excêntricas palavras de um estranho. O homem educado desperdiça sua vida fomentando fé em pequenas coisas mundanas e recusando ampliar a fé na sabedoria a ser adquirida pelo poder divino e pelo conhecimento espiritual.

A educação deve amplificar o coração e expandir o amor das pessoas. A educação não termina com o tomar posse do significado das palavras.- Educação significa purificar os instrumentos internos da consciência, da mente, do ego, dos sentidos e da razão. Não é a cabeça que deve ser preenchida com a educação. É o coração que tem de ser limpo, expandido e iluminado.

A educação deve servir não só para desenvolver a inteligência e as habilidades de alguém, mas para ajudar a ampliar sua perspectiva, tornando-a útil à sociedade e ao mundo em geral. Isto é possível somente quando o cultivo do espírito é promovido em conjunto com a educação nas ciências físicas. A educação moral e espiritual treinará o homem para conduzir uma vida disciplinada. O conhecimento que obtemos no presente sistema educacional é mais extensivo do que intensivo. Aprendemos muitas coisas mas nosso conhecimento sobre elas é muito superficial. Saber poucas coisas intensiva e profundamente, é um indicativo de educação correta. Aprenda poucas matérias, mas bem, ao invés de aprender muitas sem dominar nenhuma. É a profundidade que empresta força ao nosso conhecimento.

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

A educação pode ser tanto material quanto espiritualmente orientada. Ela pode ter como objetivo o alcance de um elevado nível de vida para si próprio, sua família e parentes. Mas viver envolve mais do que carne e osso, comida e abrigo, mais até do que satisfações sensuais. O homem tem consigo um intangível equipamento como a mente, o intelecto e a consciência em diversos níveis. Estes têm de ser clarificados, purificados, fortalecidos e dirigidos para fins benéficos. Isso é feito através de um treino espiritualmente orientado. Atualmente, a educação material tem crescido muito rapidamente. Assim, não há integração na personalidade do educando. A educação espiritual ficou para trás e até desapareceu. Falta-lhe convicção e plenitude de entendimento. Dúvidas e distrações o estão incomodando todo tempo.

No sistema atual educacional, o elemento espiritual não tem lugar. Isso não pode ser uma verdadeira educação. A educação deve provir, primordialmente, do Espírito para a Natureza. Há dois importantes aspectos sobre na educação. Um é matéria; o outro, energia. Um é físico; o outro, espiritual. Um explica o assunto material. O outro ajuda a adquirir uma personalidade nobre e a desabrochar a vida do homem numa bela flor. Um é a exposição dos fatos relacionados à qualquer matéria. O outro é o desdobramento da personalidade individual. A educação verdadeira deverá atentar ambos os aspectos, tanto o mundano quanto o espiritual, A educação não deve se limitar à mera informação, mas deve ser dirigida para preencher a vida do homem com amor puro, bem como transformar seu coração.

A educação não deve se satisfazer em apenas construir um homem a partir de si mesmo, mas deve ajudá-lo a manifestar sua divindade latente. Necessita transformar o homem numa pessoa cheia de bondade e compaixão. A educação será assim uma combinação de dois - matéria e energia - uma bela mistura do conhecimento mundano e do espiritual. Aprender de um cientista a composição química da água é um tipo de conhecimento que vai ajudar um homem a conseguir um emprego. Mas como fazer o correto uso da água para que todos dividam seus benefícios - isto é o conhecimento do Espírito. Esta nobreza eleva a vida e a torna significativa.

EDUCAÇÃO ATUAL

Que podemos obter através da educação do modo pelo qual ela é planejada atualmente?

A educação atual não tem nada de sagrado. A educação é uma grande e construtiva força para a humanidade. Mas reformadores e reconstrutores mexeram tanto com o processo educativo que agora acabou se tornando uma caricatura de si mesmo. Hoje, o sistema educacional, embora muito caro e elaborado, está ignorando instruções sobre a moral. A educação deixou de ser criativa. Tornou-se uma força destrutiva. Instituições educacionais, que deveriam ser fortalezas de moralidade, integridade, sacrifício e caráter, deixaram de promover a moralidade.

A educação de agora desenvolve o intelecto e habilidades, mas faz pouco para desenvolver boas qualidades. A educação, hoje, é um processo de abarrotar a mente com o conteúdo de livros, o esvaziamento desse conteúdo na sala de exame e o retorno à cabeça vazia.

O sistema educacional está acossado com muitos problemas. Falhou em promover no jovem algumas qualidades como amor, tolerância e firmeza. Ao contrário, serviu para encorajar a natureza animal dos estudantes. Ele não imbui no estudante um senso de humildade, que é o marco inicial para a educação correta.

O atual sistema de educação serve apenas para desenvolver uma inteligência mais ativa, mas não instila nas pessoas qualidades e virtudes que são úteis na vida. O processo de educação tornou-se muito mecânico; não é vitalizado pela conscientização de ideais ou elevado por propósito maior. Pergunte a qualquer estudante, ele responde que dedica-se à educação com o propósito de saber ganhar para viver. Mas e quanto ao verdadeiro objetivo da vida humana? Entender e lutar para alcançar tal objetivo é muito mais importante.

Cientistas e tecnólogos estão fazendo, hoje, maravilhas nos campos dos sintéticos, dos eletrônicos, da energia atômica e na exploração do espaço sideral. De um lado, temos esse espantoso progresso da ciência. De outro, estamos testemunhando um caos na política e na economia, conflitos nacionais, raciais e religiosos, provincialismo e estudantes inquietos indicando o jogo livre das forças da dissensão. Como podemos justificar essa contradição avanço científico de um lado e deterioração no comportamento humano de outro? O motivo é que ao lado da evolução do conhecimento, a ignorância também está crescendo. Qual é a razão para o declínio do caráter dos homens e o crescimento da violência e do ódio? Em comparação com o passado, há um notável crescimento nas más qualidades, ações malvadas e tratamentos cruéis entre os seres humanos. Se as razões para esse aumento forem examinadas, será verificado que ele decorre da contínua predominância dos instintos animais no homem. De que outra maneira podemos explicar o fato de que em 5.500 anos de história registrada houve tanto quanto 15.000 guerras? Até mesmo agora, os homens não estão livres do medo da guerra. São estas guerras que têm progressivamente desumanizado o homem e erodido tudo o que diz respeito aos valores humanos. O medo constante de que, a qualquer momento, alguém pode perder sua vida em algum conflito ou outro, tem um efeito opressivo na mente. Isso é principalmente responsável pelo fato de o homem perder o entusiasmo de viver. Não são somente as guerras externas as responsáveis por isso. O clima geral de condições em que o homem vive também contribui para o medo e para a incerteza. O homem está se tornando cada vez mais egoísta e interesseiro. Como podem tais pessoas egocêntricas receber felicidade da sociedade ou contribuir para a felicidade da mesma? Há luta até para comprar ingressos para um filme ou entrar num ônibus. Inteiramente imerso em referências egoístas, o homem não tem consideração pelo interesse dos outros. Cada passo é governado pelo interesse próprio. Em qualquer coisa que alguém veja, fale ou faça, somente os próprios interesses são dominantes. Esse tipo de egoísmo deve ser totalmente eliminado dentre os estudantes.

No mundo de hoje, insolúveis e incontáveis problemas têm surgido devido às errôneas políticas de educação. O sistema educacional atual se move em direção errada tanto na índia quanto em outros países. Perguntas surgem no sentido de saber quem é responsável por isso. Ninguém pode ser responsável individualmente. Os pais em casa, os professores em instituições educacionais e os líderes da nação - todos juntos são responsáveis por esse anômalo crescimento da educação. Atualmente, devemos almejar por um sistema educacional que promova o bem estar da humanidade e coloque a juventude no verdadeiro caminho. O dia em que o homem buscar o verdadeiro sistema da educação, haverá paz e prosperidade.

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO

Qual o objetivo que os educadores devem ter em vista?

O objetivo básico da educação é construir homens de caráter e virtuosos. A educação deve objetivar não apenas a construção de homens humanos, mas deve tentar fazê-los seres humanos perfeitos. A meta da educação é o caráter e a meta do conhecimento é o Amor. Freqüentemente declara-se que conhecer é poder. Não, caráter é poder. Nada poder ser mais poderoso na Terra do que o caráter. Riquezas, sabedoria advinda dos estudos, status, autoridade, são todos frágeis e superficiais diante dele. A crise de caráter, que está na raiz de todos os problemas, surgiu como resultado da negligência desse aspecto da educação.

O objetivo da educação é caráter e este consiste no empenho em renunciar à própria ganância. Pessoas sem um bom caráter não podem se clamar por educadas. No presente, há uma grande necessidade de homens de caráter. Educação sem o aprimoramento do caráter é como um barco sem leme, ninguém sabe aonde ele pode nos levar! A educação destituída de caráter é como uma moeda que perdeu o seu valor corrente. Nem mesmo um mendigo se rebaixaria a aceitar uma tal moeda falsificada. Hoje em dia, nós damos crédito para a inteligência, subtraindo a importância do caráter. O caráter deve acertar o passo com o avanço da inteligência. Desenvolver a inteligência sem um correspondente desenvolvimento do caráter é exercitar-se em futilidade.

A educação deve resultar em humildade. A humildade não pode advir de ler atentamente os livros. Pela humildade, atinge-se o correto engajamento nas profissões. Tal poder confere prosperidade. Uma pessoa próspera tem a capacidade de ser caridosa e viver corretamente. O viver correto pode conferir felicidade nesta vida e no além.

EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS (Programa Educare)

Que podemos aprender pelo processo de educação?

O processo educacional é basicamente um santo esforço. Temos muitas lições para aprender, muitos deveres para cumprir, muitos pontos a anotar enquanto tentamos melhorar. Nos tempos antigos, a excelência moral era o objetivo desse esforço. Esse objetivo deve ser mantido ainda hoje. A promoção dos valores humanos deve tornar-se uma parte integrante do processo educacional. O cultivo da virtude é mais importante que mera aquisição de conhecimento.

O processo educacional não estará completo a não ser que, juntamente com a especialização de certas matérias, adquira-se conhecimento geral e desenvolva-se um senso comum. Muitos eruditos famosos, que têm realizações científicas significativas a seu crédito, têm falhado no conhecimento geral e no bom senso necessários no dia-a-dia. Os estudantes têm de adquirir valores humanos juntamente com a educação mundana. É necessário fomentar valores humanos juntamente com o crescimento da ciência e da tecnologia. Os estudantes devem dar mais importância ao cultivo de virtudes que para a aquisição de meras engenhosidades e habilidades.

A educação deve infundir os valores humanos fundamentais. A educação deve promover um comportamento ético. Deve incrementar o autocontrole. Essa é a função essencial da educação. Deve haver um retorno aos Valores Humanos. Verdade, Conduta Correra, Paz, Amor e Não-Violência devem constituir o alento vital dos estudantes. Todos esses cinco valores devem ser harmoniosamente cultivados, sendo que a excelência do homem será incompleta na ausência de, até mesmo, um desses valores. A educação adquire verdadeiro significado e importância se for imbuída com os cinco valores humanos mencionados acima. A vida mais elevada, que faz do homem um ser humano e um candidato ideal para desvelar a Divindade que é sua própria realidade, depende do cultivo das cinco virtudes cardeais - Verdade, Conduta Correra, Amor, Paz e Não-Violência. Essas virtudes elevam o indivíduo assim como a sociedade da qual ele faz parte.

O primeiro requisito é que os homens se apercebam de sua humanitude e tenham respeito pelos valores humanos. Toda violência e discórdia no mundo atual são devidas ao eclipse dos valores humanos. Na busca de satisfazer o desejo, todos os valores são sacrificados. De que valem aquisições se a humanitude está ausente?

Os valores humanos estão em todos. O que necessitamos são pessoas que possam dar estímulo e coragem para que eles sejam colocados para fora. Se o sentimento de que a Divindade, que está presente em todos, é una e a mesma, é promovida entre todos, os valores humanos germinarão naturalmente em cada pessoa. É dever nosso propagar tais valores para todo o mundo. Então, mesmo sem falarmos, a espiritualidade crescerá no mundo. Vocês não precisam usar a palavra "espiritualidade". Enquanto vocês desenvolvem os valores humanos, a espiritualidade automaticamente se desenvolve.

As instituições educacionais devem promover entre os estudantes a visão espiritual. Enquanto estes adquirem valores espirituais, os valores humanos crescerão neles espontaneamente. Os valores humanos não são coisas a serem plantadas de fora. São inerentes a cada indivíduo. Eles têm de ser manifestados de dentro. A educação serve para promover sabedoria. A sabedoria só pode crescer onde a humildade prevalece. A menos que o conhecimento seja transformado em sabedoria e esta expresse o caráter, a educação será um processo destrutivo.

A verdadeira Educação em Valores Humanos significa que os valores humanos sejam praticados no dia-a-dia. Que são esses valores humanos? Nós apenas soletramos, pronunciamos, seus nomes: Verdade, Conduta Correra, Paz, Amor e Não-Violência. Não é isso. O valor humano está naturalmente presente junto a seu sangue. Verdade é aquela que tem de ser dita. Conduta Correta é aquela que tem de ser praticada. Paz é aquela que tem de ser experienciada. Amor é a qualidade natural.

Educar alguém para desenvolver a qualidade do amor é o mais importante. Fervorosamente, desejo que o nosso sistema de educação venha a ser tão perfeito a ponto de dar bastante lugar ao desenvolvimento dos valores morais, e às qualidades do Amor, Conduta Correta, Paz, Verdade e Não-Violência. Os valores humanos não podem ser praticados através do estudo de livros e por escutar palestras. Eles devem ser cultivados através do esforço individual.

O estudo apropriado à humanidade é o homem. A humanitude reside na unidade de pensamento, palavra e ação. Os valores humanos estão embutidos em cada célula do corpo, do contrário, você não poderia ser humano. Devemos entender o que é a hominitude e praticá-la. É a verdadeira natureza da pessoa. Sem o valor do Amor, não podemos desenvolver outros valores. Devemos propagar esses valores através daqueles indivíduos que realmente os praticam. Se você permitir que tais valores sejam ensinados por aqueles que não o seguem ou misturar aqueles que seguem com aqueles que não seguem, os valores não sobreviverão.

Os valores humanos são muito importantes. Os valores são os verdadeiramente reais. De fato, os valores estão lá sempre. Você sempre teve o valor verdadeiro! Você não precisa recebê-lo novamente. Nenhuma empresa supre isso. Ele não pode ser dado de presente por um amigo. Nós precisamos praticar, experimentar e propagar os valores humanos. Que se pretende dizer com o desenvolvimento dos valores humanos? Que precisamos fazer é remover a máscara que os encobre. Os valores humanos estão contidos em todos e devem ser preservados. Aqueles que se olvidaram devem ser relembrados.

VALORES HUMANOS

Combinações diferentes de partículas atômicas produzem diferentes tipos de objetos, como cobre, ouro ou oxigênio, os quais têm variadas utilidades e valores. Nesse mundo, cada objeto tem um valor. O valor do sal está em ser salgado. O valor do açúcar reside em sua doçura. O valor do fogo está em sua capacidade de queimar. Do mesmo modo, cada objeto tem seu próprio valor. Se assim é, o homem não tem valor?

Por ser apenas dotado da forma humana, o homem não se torna realmente humano. A evolução do animal até o humano durou milênios. O mundo atual é povoado por bilhões de seres humanos, mas quantos deles apresentam genuínas qualidades humanas? O homem ainda está atravessando as dores do nascimento da sua real humanitude. Apenas quando as qualidades humanas forem manifestadas é que o homem poderá afirmar ser verdadeiramente humano.

A primeira coisa que vem à tona no homem é o Amor. Começa amando sua mãe, pai, irmãos e irmãs, parentes, amigos e ama a natureza. Do mesmo modo, essa vida começa com Amor. O mesmo Amor é expandido em nossas palavras, ações e pensamentos.

O reflexo e a faísca que vieram à tona a partir do Amor são chamados de Verdade. O mesmo Amor, quando se manifesta em ação é chamado de Conduta Correta. Quando o Amor se torna objeto de contemplação, a mente atinge a suprema Paz. Quando inquirimos de onde esse Amor vem e entendemos sua fonte original, então, nós percebemos o grande princípio da Não-Violência. Portanto, a corrente que flui através da Verdade, Conduta Correta, Paz e Não-Violência é apenas o Amor. O Amor é a corrente subjacente e, assim, não pode ser visualizado. Amor no sentimento é Paz, é felicidade não afetada por tristeza e alegria e pelos altos e baixos da vida. Amor na compreensão é Não-Violência, respeito e reverência por toda a criação. Amor na ação é moralidade e Conduta Correta - é oferecer serviço-sem-ego, sem desejar recompensa, a todos que necessitam.

Verdade, Paz, Conduta Correta e Não-Violência não existem separadamente. São essencialmente dependentes do Amor. Quando o Amor é associado a pensamentos, se torna Verdade. Quando motiva suas atividades, torna-se Conduta Correta. Quando seus sentimentos estão saturados com Amor, seu coração é preenchido por uma suprema Paz. Quando você permite que o Amor guie seu entendimento e raciocínio, então, sua inteligência fica saturada de Não-Violência.

A função dos vários órgãos do corpo é uma lição objetiva de cooperação e ajuda mútua. Esse tipo assistência mútua e unidade deveria ser experienciada em nossas ações de cada dia. Por exemplo, quando você está andando, seus olhos podem perceber um espinho no caminho. Por um misterioso processo de comunicação vindo dos olhos para os pés, suas pernas automaticamente evitam o espinho. Se o pé fosse pisar sobre o espinho, doeria e poderia começar a sangrar. Imediatamente, pelo mesmo processo misterioso, os olhos irão experenciar a dor causada pelo espinho e lágrimas começarão a correr deles. Isso mostra a notável ligação entre os olhos e os pés. É esse o tipo de Amor espontâneo que é a marca da humanitude. É quando você sente o sofrimento de outro como seu próprio sofrimento que seu valor humano é manifestado.

Não é assim tão fácil, mas precisamos praticar. Devemos trabalhar duro. Para aprender a dirigir, temos de trabalhar duro. Da mesma forma, para aprender valores humanos, pratique-os. Sem prática nada teremos. Andar, falar, ler, escrever, comer, tudo vem da prática. Assim, pratique os valores humanos. Eles podem ser listados como cinqüenta, sessenta, setenta e oitenta ao todo. Mas podem ser agrupados sob os três seguintes: pensamentos puros, palavras puras e ações puras - pensamentos, palavras e ações coordenados um com o outro.

Você deve entrar em campo dizendo: "eu sou um e homem; eu sou um homem". Mas quando você diz que ' um homem, isso é apenas uma meia verdade: "eu sou um homem, não um animal; eu sou um homem, não um animal". Então a afirmação torna-se verdadeira. Ao declarar que "sou um homem", nossas ações não podem ser bestiais. Devemos ter esses dois: eu sou um homem; eu não sou um animal, assim você pode alcançar os valores humanos.


Fonte: http://www.hajaluz.com.br/educare/filosofia.htm

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